Blog

Quais são os sintomas da síndrome de Burnout e como reconhecê-los?

É de conhecimento geral que a pandemia e suas restrições nos trouxeram a possibilidade de repensar atividades do cotidiano, ser criativo para lidar com desafios antes nunca imaginados, e principalmente, nos trouxe uma nova percepção de tempo, já que em muitos casos, a casa se tornou nosso lugar de descanso, trabalho e lazer.

Os benefícios e aprendizados deste momento de crise com certeza deixaram boas lições, mas, ao mesmo tempo, essa reinvenção emergencial trouxe consigo alguns malefícios. Um deles é o aumento dos sintomas da síndrome de Burnout.

Antes, desenvolvida por características relacionadas ao trabalho, especialistas avaliam que as possibilidades de desenvolver os sintomas da síndrome de Burnout foram ampliados para mais aspectos que não só as atividades no trabalho.

Neste artigo você vai entender um pouco mais dos sintomas da síndrome de Burnout, como identificar indícios do transtorno e maneiras de tratar.

 

O que é a síndrome de Burnout?

Originalmente, a síndrome de Burnout é causada por estados críticos de esgotamento físico, estresse e exaustão, originados principalmente em ambientes ambientes de tensão, onde se há muita responsabilidade e competitividade, seja ela coletiva ou individual, assim como ocorre em ambientes de trabalho.

Os distúrbio emocional causado pelos sintomas da síndrome de Burnout atinge principalmente profissionais que carregam consigo responsabilidades constantes, onde costuma ocorrer uma cobrança externa, do próprio local de trabalho, e também interna, do próprio profissional, que muita das vezes se vê exausto, de cabeça cheia, com dificuldade para continuar produzindo depois de um longo dia, entre outros fatores.

Nesta situação, o cotidiano de pressão extrema contrasta com as capacidades naturais do ser humano de produzir com qualidade em um tempo justo e saudável, e assim, os sintomas da síndrome de Burnout começam a aparecer.
 

Quais são os sintomas da síndrome de Burnout?

Há quem se engane acreditando que os sintomas da síndrome de Burnout são apenas psicológicos. Além do sofrimento psicológico, a doença também pode ser identificada a partir de aspectos físicos, com cansaço extremamente excessivo, vertigens, dores abdominais e a vontade de não sair de casa.

Por surgirem de forma leve, muitas pessoas com a doença acreditam estar diante de algo temporário, como uma fase ruim, mas, com o tempo, a doença começa a se agravar, tendo como ponto de partida qualquer um dos sintomas da síndrome de Burnout existentes.

Abaixo uma lista completa dos sintomas que podem indicar a síndrome de Burnout. São eles:
    • Alterações no apetite
    • Dificuldade de se concentrar
    • Vontade de se isolar
    • Fadiga constante, pressão alta e alteração dos batimentos cardíacos
    • Cansaço físico e mental em excesso
    • Alterações de humor
    • Sentimento constante de incapacidade
    • Dores de cabeça e musculares
    • Problemas gastrointestinais

 

Qual é o melhor tratamento para sintomas de síndrome de Burnout?

É importante lembrar que cada caso é único e que cada pessoa lida com suas dificuldades do seu jeito e no seu tempo. Mas, o tratamento para tratar a síndrome de  Burnout geralmente é necessário contar com sessões de psicoterapia e/ou medicamentos, como ansiolíticos e antidepressivos.

Além do tratamento, algumas mudanças também são necessárias, como melhorias na forma de trabalhar, melhorias nos hábitos rotineiros e diminuição de comportamentos degradantes que pertencem ao estilo de vida do enfermo. E com isso, em uma média de três meses, o tratamento começa a surtir efeito, diminuindo os sintomas da síndrome de Burnout, e levando a pessoa a encontrar prazer na vida novamente.

O diagnóstico de síndromes e transtornos psicológicos deve ser feito por profissionais da saúde como psiquiatras ou psicólogos, que devem orientar a melhor forma de tratamento para cada caso.   

 

Está sentindo ou conhece alguém com sintomas de síndrome de Burnout? Saiba como buscar ajuda ou ajudar!

Em alguns casos, o paciente só é diagnosticado com a doença em um estágio avançado. Isso ocorre pelo fato de muitas pessoas não saberem onde buscar ajuda ou então por negligenciar os sintomas, sem compreender a gravidade do problema.

Se você tem um amigo, parente ou colega de trabalho com sintomas da síndrome de Burnout, o primeiro passo é fazê-la reconhecer a necessidade de ajuda profissional.

E se você chegou até aqui por sentir-se atingido por um ou mais sintomas, nós estamos aqui para ajudar!

Reconhecer o que está afetando a sua saúde mental não é motivo de vergonha, assim como precisar de um profissional ou do auxílio de remédios para ficar bem também não é motivo para deixar de se orgulhar.

Se sente que precisa do apoio, seja com uma palavra de conforto ou com um desabafo dos seus sentimentos, conte com o nosso acolhimento!

Ao lado direito da sua tela você encontra nosso chat, disponível 24h por dia, então não se acanhe, nem ache que irá incomodar. Venha falar conosco!