O DisKardec

Conheça um pouco sobre o DisKardec

O Diskardec é um serviço de utilidade pública aberto a todas as pessoas e que objetiva, principalmente, o atendimento fraterno por bate-papo (chat) ou telefone, auxiliando quem necessita desabafar ou apenas conversar.

O Diskardec é um serviço independente, que funciona com ajuda de voluntários e não está ligado a nenhum Centro Espírita.

Trata-se de um serviço gratuito. Não solicitamos doações de qualquer espécie.

Qualquer pessoa que se sinta desesperada, desamparada ou simplesmente solitária pode entrar em nosso site e iniciar um bate-papo sem se identificar. Caso deseje também pode telefonar para conversar com um voluntário sob total sigilo e sem custo algum (apenas o da ligação). Nosso telefone: (16) 3630-3232.

História

O trabalho de prevenção do suicídio teve início em 1935 com o então jovem sacerdote Chad Varah. O rapaz fora designado para ajudar no funeral de uma garota que havia se matado por vergonha, pois suspeitava ter contraído alguma doença venérea. Qual não foi a surpresa do jovem sacerdote quando descobriu que a garota suicida não padecia de nenhuma doença, mas simplesmente vivenciara sua primeira experiência com a menstruação. Chad Varah, muito comovido com o ocorrido, diz a si mesmo: “Pequena garota, eu não a conhecia, mas você mudou o resto de minha vida”. Neste dia ele jurou difundir a educação sexual e ajudar as pessoas que pensavam em suicídio e não tinham para quem pedir ajuda.

Ele iniciou sua jornada com um simples anúncio em um jornal local convidando, para sua igreja, pessoas que necessitavam de ajuda e pessoas que gostariam ajudar. No dia seguinte ao anúncio ele recebeu a visita de uma pessoa que atravessou o canal da mancha apenas para ser ouvida.

Os atendimentos aumentaram e logo ele notou algo que o surpreendeu: as pessoas que chegavam em sua igreja eram auxiliadas por suas assistentes, que lhe ofereciam uma xícara de chá e sentavam para conversar até que elas pudessem ser atendidas pelo próprio Chad. Contudo, muitas dessas pessoas, após terem exposto seus problemas para as assistentes, sentiam-se melhor e iam embora sem conversar com ele. O atendimento emergencial era mais simples do que ele mesmo pensava.

Em 1953 Chad foi nomeado para a paróquia de St. Stephen em Londres e ali ele fundou OS SAMARITANOS baseado na idéia de que uma pessoa comum, após receber um bom treinamento, poderia atender pessoas em crise oferecendo um ouvido carinhoso. Nasceu, assim, o serviço de atendimento telefônico confidencial destinado a ouvir quem precisa conversar ou, nas palavras do próprio Chad: “um telefone de emergência para os suicidas”.

Assim são “Os Samaritanos” – pessoas dispostas a ouvir, pessoas que não tem conselhos para dar, mas tem a si mesmas para dar. Pessoas que não estão preocupadas com um problema de seu próximo, mas estão preocupadas com o próximo integralmente, como uma pessoa e não como apenas mais um caso dentre os numerosos problemas da humanidade.Report this ad

A idéia correu o mundo e serviços semelhantes foram surgindo em toda Europa. Na Itália fundou-se o Telefono Amico, na França o S.O.S. Amitié, na Espanha o Esperanza, na Alemanha o Seelsorge, em Bruxelas o Accueil e no Brasil o CVV- Centro de Valorização da Vida.

O CVV foi fundado em 1962 em São Paulo por um grupo de voluntários. Em 1970 foi estabelecido o primeiro posto do CVV fora de São Paulo (em Porto Alegre) e em dezembro de 1972 foi iniciado o atendimento 24 hrs. Posteriormente, em 1973, o CVV foi reconhecido como entidade de utilidade pública federal pelo decreto lei nº 73.348/1973.

O DisKardec

O Diskardec surgiu em 1984 pela sensibilidade, esforço e perseverança de um grupo de jovens espíritas que já haviam fundado em 1979 o CVV de Ribeirão Preto e o Centro Espírita Aprendizes do Evangelho em 1981. Estes jovens sentiram a inspiração para a criação de um trabalho de apoio emocional humanitário com características religiosas. O nome DISKARDEC foi sugerido pelo então jornalista Valentim Lorenzetti (jornalista do jornal Folha de São Paulo, escritor espírita e um dos fundadores do CVV em São Paulo).

Entre 1984 e 1989 o Diskardec funcionou a título de experiência tornando-se, então, pessoa jurídica e constituindo-se em uma sociedade civil, religiosa, filantrópica, cultural, sem fins lucrativos e mantida pelos voluntários. Em 1991 filiou-se à USE Intermunicipal de Ribeirão Preto, em 1992 registrou sua logomarca e no ano de 2000 foi reconhecida como de utilidade pública municipal (Lei Municipal 8.977/2000).

Inicialmente instalado na rua Dr. Loyola, na Vila Tibério, junto ao Centro Espírita Aprendizes do Evangelho, o Diskardec iniciou o trabalho de atendimento telefônico em um corredor simples dessa casa espírita. Posteriormente mudou-se para uma sala do edifício Padre Euclides na rua Visconde de Inhaúma e então para uma sala localizada dentro de uma farmácia na rua Padre Anchieta, cedida por voluntários. Com a construção da nova sede do Centro Espírita Aprendizes do Evangelho, na rua Machado de Assis, 260, foi convidado a ocupar uma sala e ali manteve suas atividades até 2007, quando finalmente muda-se para sua sede própria, na rua Machado de Assis, 169, onde permanece até hoje.